Imagem capa - 6 dicas para selecionar as fotos do álbum de casamento por Maykol Nack
Dicas para noivos

6 dicas para selecionar as fotos do álbum de casamento

Após ter passado o casamento, e o fotógrafo ter entregue todas as fotos, lá vem a tarefa mais difícil: escolher as fotos do álbum. Geralmente, as noivas demoram um certo tempo para escolherem as fotos do álbum, pois ficam em dúvida de quais fotos colocar. E é exatamente nesse ponto que queremos te ajudar. Vamos as dicas:



1 - SELECIONE AS MELHORES FOTOS: Copie as fotos recebidas para uma pasta em seu computador. A partir dessa pasta, comece selecionando todas (TODAS) as fotos que você mais gostou. Feito isto, comece a selecionar as melhores fotos, separando por tema, por exemplo: você escolheu 50 fotos do making of da noiva, então selecione as 10 melhores fotos. Não precisa colocar fotos que são idênticas umas as outras. Para o álbum, você precisa escolher A FOTO que vai contar aquele momento.



2 - CONTE UMA HISTÓRIA: As fotos do casamento serão memórias eternas. É válido ressaltar que a escolha das fotos deve girar em torno dos noivos. Indicamos dividir as escolhas em:


- 15% das imagens do making of dos noivos 

- 25% das imagens de cerimônia

- 20% imagens protocolares (fotos posadas dos noivos, padrinhos e familiares)

- 40% imagens da recepção


Selecione as fotos de acordo com pessoas especiais na sua vida. Lembre-se que seus filhos, netos e bisnetos poderão ver estas fotos no futuro. É necessário então conter fotos principais de alguns momentos, como:


*Making of noiva e noivo (antes da cerimônia)

*A entrada dos pais e dos noivos

*Principais momentos da cerimônia (bênção, entrega das alianças, troca das alianças, beijo final)

*Fotos em família (pais do noivo + noivos + pais da noiva)

*Saída dos noivos

*Decoração da recepção (opcional)

*Entrada dos noivos na recepção

*Brinde dos noivos

*Hora da valsa

*Hora do buquê da noiva 

*Festa, dança e demais convidados.



3 - ESCOLHA FOTOS ESPONTÂNEAS: As fotos posadas com os familiares, padrinhos e convidados especiais são importantes, mas as fotos espontâneas trarão ao seu álbum uma lembrança vivida do seu casamento, pois elas carregam toda a essência daquele momento. Isso mesclará a emoção e a descontração do grande dia.



4 - E AS FOTOS DE PADRINHOS? Você poderá escolher entre colocar uma foto posada de cada casal de padrinhos, ou então, uma foto com todos os seus padrinhos. Não é necessário colocar as fotos dos padrinhos entrando na igreja, e depois as fotos posadas.



Foto: Maykol Nack Fotografia




5 - FOTOS DOS NOIVOS: Geralmente após a cerimônia, os fotógrafos costumam fazer um mini ensaio com os noivos. Aproveite para incluir alguma destas fotos no seu álbum, já que será um momento bem íntimo do casal.



Foto: Maykol Nack Fotografia




6 - QUANTIDADE DE FOTOS NO ÁLBUM: Os valores dos álbuns são compostos pelo número de fotos ou número de páginas. Cada fotógrafo trabalha de uma forma, porém, sempre considere o fato de adicionar mais páginas ou fotos ao seu álbum, além do que foi contratado inicialmente. Lembre-se, o álbum é um documento que vai ficar para sempre em sua família, contando a história do dia do seu casamento, por isso, algumas páginas  adicionais podem deixar essa história ainda mais completa.




Esperamos que as dicas acima possam lhe ajudar. Lembre-se sempre, que o álbum de casamento é a primeira lembrança da família que se formou. Além de um documento, ele também carrega o inicio de uma história.


Boas escolhas.