28/04/2017 às 22:42 Dicas para noivos

Como escolher o meu fotógrafo de casamento?

2948
4min de leitura

Dentre todos os detalhes do casamento, a fotografia está entre os mais importantes. Afinal, são os registros que irão eternizar o seu momento. Um vestido lindo, uma decoração impecável e momentos inesquecíveis precisam de um fotógrafo profissional, para que permaneçam intactos em suas lembranças. Mas e como escolher o fotógrafo de casamento?

1 - PESQUISE SOBRE O FOTÓGRAFO - Pesquise sobre seu trabalho em sites e redes sociais. Há fotógrafos e fotógrafos no mercado, mas qual mais se encaixa com você? É importante saber que cada fotógrafo possui um modo de registrar o seu grande dia.

O fotojornalista irá fotografar seu casamento da forma mais espontânea possível, te surpreendendo com diversas fotos em momentos que você nem sabia que estava sendo fotografada. Ele não irá te chamar para olhar para a câmera ou fazer poses, trazendo como resultado um álbum cheio de movimentos, pois as emoções foram registradas com naturalidade.

Diferente do fotojornalista, o clássico fará fotos mais pousadas e elaboradas, o que possivelmente resultará num álbum cheio de fotos pousadas dos familiares, padrinhos e amigos.

2 - ORÇAMENTO: VALOR x PREÇO - Analise bem este detalhe: você está procurando um profissional pelo preço dele, ou pelo valor do seu trabalho?

Um profissional realmente qualificado está sempre em busca de conhecimento, de aperfeiçoamento de técnicas e usa bons equipamentos. Isso fará diferença na hora que você receber suas fotos.

Obviamente os preços variam, e com certeza você procura alguém que faça um ótimo trabalho e que esteja de acordo com seu bolso, então, avalie os profissionais. Valor e preço são coisas distintas. Quando se trata de arte, eles não se misturam.

3 - FAÇA UMA VISITA AOS PRÉ-ESCOLHIDOS - Tenha em vista que seus fotógrafos estarão com você por um bom tempo. Após olhar o trabalho do profissional, ele se encaixou com seu orçamento, e tem a data do seu casamento disponível, está na hora de conhecê-lo.

Saber se terá afinidade com uma pessoa que passará um dia inteiro com você, te acompanhando em momentos de nervosismo, ansiedade e outras diversas emoções, tornará seu dia de noiva mais agradável.

Fale sobre os detalhes do seu casamento. Ele precisa construir a identidade do casal, e isso fará com que vocês criem laços, resultando em belos momentos.

Você se sentiu bem enquanto conversaram e ele se encaixou perfeitamente em todas suas expectativas? Caso esta resposta seja sim, contrate-o, e indique a ele pessoas que devem aparecer em seu álbum.

4 - SESSÃO PRÉ-CASAMENTO - Após escolher seu fotógrafo, verifique a possibilidade de fazer um ensaio antes do seu casamento. Isso fará com que tenha mais intimidade entre vocês. Por mais que já tenham se encontrado pessoalmente e conversado sobre o grande dia, uma sessão divertida e descontraída antes do casamento é bem válida. Assim, vocês poderão se sentir muito mais a vontade, já que você terá muito mais confiança no trabalho dele. Além disso, essas fotos poderão fazer parte de decorações e lembrancinhas do grande dia.

5 - FALE SOBRE A EQUIPE - Em um casamento geralmente acontecem vários momentos, e alguns deles simultaneamente em lugares diferentes.

Uma dica é que tenha, pelo menos, dois fotógrafos disponíveis em seu casamento. Assim, um fica responsável por fotos formais, enquanto o segundo fica livre para capturar momentos espontâneos e divertidos.

6 - DÚVIDAS FREQUENTES - É imprescindível que você pergunte ao seu fotógrafo algumas coisas básicas, como:

Ele fica até o fim da festa? Quantas horas ele trabalha e qual o valor da hora extra, caso seja necessário? Não seria legal ele ir embora às 02:00h da madrugada se sua festa for até às 04h30, perdendo vários momentos legais.

A quantidade de fotos que ele te entregará? É normal que alguns fotógrafos tirem mais de 1000 fotos em uma festa. Você escolherá, por exemplo, umas 70 fotos para o álbum, mas e o restante delas? Provavelmente você gostaria de ter todas as fotos de lembrança, e caso a opção seja de comprá-las separadamente, terá um custo maior. Então, já verifique isto antes, para não ter surpresas desagradáveis depois.

Veja o que será incluído no casamento. A cobertura será somente na cerimônia e na recepção, ou incluirá também os preparativos da noiva, os preparativos do noivo?

Qual o valor dos ensaios extras? Uma boa dica também é que seja feito as fotos antes do casamento, o famoso Pré Wedding. Alguns noivos atualmente também vem procurando o Trash the Dress, que é uma sessão após o casamento. 

O que está em seu contrato? É de extrema importância que contenha nele todos os dados do contratado (ou seja, nome, endereço, CPF/CNPJ), assim como os do contratante (contendo nome, endereço, CPF), deveres do contratado e do contratante, os valores, prazos e formas de pagamento, quais os procedimentos em caso de rescisão de contrato por cada uma das partes, a cidade e a data onde acontecerá o casamento e as assinaturas de ambos.

7 - APROVEITE SEU DIA - Este momento é de vocês. Aproveitem cada minuto e dêem ainda mais chances de lindos momentos para eternizar. Esqueçam que alguém está observando vocês para fazer as fotos. Isto fará uma grande diferença na hora de pegar seu álbum.

28 Abr 2017

Como escolher o meu fotógrafo de casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento como escolher fotógrafo de casamento dicas para noivas fotografia de casamento fotógrafo de casamento melhores fotógrafos de casamento noivas

Quem viu também curtiu

26 de Jul de 2022

3 tipos de locações abertas/gratuitas para um ensaio fotográfico

21 de Jul de 2018

6 dicas para selecionar as fotos do álbum de casamento

Logo do Whatsapp